Sobre o espetáculo
A peça teatral de bonecos marionetes foi criada em 2011 pelo grupo Terno Teatro como um projeto de extensão do programa de educação patrimonial da prefeitura de Contagem, onde no ano de 2005, estudantes das escolas da rede municipal foram convidados a criar um mascote para cidade, surgindo assim cinco desenhos e nomes, se transformando na "Turma do Contagito".
O espetáculo de teatro de bonecos foi apresentado no segundo semestre de 2011 e no primeiro semestre de 2012 em todas as escolas de ensino infantil e fundamental da rede municipal de Contagem; no VI Circuito Literário de Contagem em 2011, e na Bienal do Livro de Minas em Belo Horizonte em 2012.
A Turma do Contagito - Teatro de Bonecos é permeado por adivinhações, cantigas de roda e ditos populares, linguagem leve e divertida. Seu principal personagem, Contagito, utiliza o conhecimento popular e o universo infantil para proteger seus amigos, sua história e a história de Contagem.
Em agosto de 2016, circulou por diversas escolas municipais de Contagem e pela praça da Glória, sendo assistido por cerca de 2.200 pessoas, entre crianças e adultos. O projeto de circulação de 2016, foi produzido pelo ateliê NomeSobrenome e financiado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.